FESTA CRIOLA

Lisboa Criola está em festa. De 2 a 5 de Novembro entra numa viagem pela música, literatura, gastronomia, dança e arte criola.

Durante 4 dias, Lisboa é crioula. Um convite para viver e sentir a efervescência multicultural pela mão de vários artistas e celebrar a crioulidade em várias zonas da cidade. 

Festa Criola termina com uma grande festa de encerramento na Praça Beato, com animação para toda a família. 
Vê o programa e faz o teu próprio roteiro.

Cartaz de Música



Liliana Almeida
A preparar o seu primeiro álbum a solo, Liliana vai apresentar doze temas, mais um bónus track. Já lançou 3 singles de avanço desse álbum (Vives em Mim, Borboletas e Mais Bonita Contigo) com os respectivos videoclipes no Top 50 do Youtube.


Leo Middea Trio
Leo Middea é do subúrbio carioca, leve e solar, aos 27 anos já rodou o mundo ao lado do seu violão e atualmente está radicado na capital portuguesa onde gravou os seus últimos dois trabalhos: “Vicentina (2020)” e “Beleza Isolar (2020)”. Quem o vê em cima do palco logo se surpreende pela energia e presença incessante do começo ao fim.


Mirza
Onde o soul se mistura com uma alma de artista natural, MIRZA leva consigo pedaços de uma história peculiar e, principalmente, das suas memórias. Comunicador nato é dono de uma voz pujante que lhe sai do corpo de forma impressionante. E o corpo que lhe sai da voz impressiona ainda mais.


Djessy
Nascida e criada no cerrado da capital do Brasil, Djessy tem as suas origens no maracatu, reggae, mpb e o rap. Iniciou a sua carreira na festa Xarpi e desde então vem mostrando o seu set e dando o seu nome em alguns bares e festas de Lisboa, arroz estúdios,  estação de santos, machimbombo, the secret garden foram alguns desse locais.


Dotorado Pro
Com apenas 16 anos, o produtor angolano Dotorado Pro, impressionou com a música “African Scream”. É este lançamento que o impulsiona para a frente dos palcos, participa na definição do som de Lisboa que ressoa até hoje tanto na rua, nos telefones dos jovens portugueses como nas pistas de dança de todo o mundo.


DJ Fvbrícia
Fvbricia, nascida em Lisboa e criada na periferia da mesma cidade, leva aos decks a sua natureza nostálgica, misturando o novo e o antigo do Afrohouse, da Batida, do Amapiano e outros géneros afro, latino e caribenhos que fazem esta santomense de Lisboa sentir-se viva.


DJ Umafricana
Conhecida no digital por @umafricana. DJ, a escritora e empreendedora é apaixonada pela arte e pela música desde miúda, não havia como fugir do seu destino. Em finais de 2021 estreia como dj no Beyoncé Fest em Lisboa, e no início de 2022 começa uma viagem com o objectivo de explorar outros estilos musicais em solo sets.


ZIKI KS
Ziki é um artista que quer expor a sua arte e deixar uma marca que engloba histórias e capítulos da sua vida para um público que reveja pelo mesmo ou que seja sensível a essa possibilidade. Regressou cheio de força ao Rap no ano de 2017 porque achou que seria a oportunidade certa e o momento em que se sentiu preparado para tal !


Rony Fuego
“Historia de vida,liberdade e reflexão.” Palavras que Rony Fuego usa para descrever sua música. Foi através da música e das rimas e batidas de Rap e Afrotrap, que, aos 23 anos, o jovem rapper encontrou uma forma de dizer a sua verdade. Nascido em Angola, com os pais de origem congolesa, desde cedo cresceu a ouvir música produzida na República Democrática do Congo, bem como muitos outros tipos de música, do hip hop ao kuduro, do afrobeat ao coupé-décalé e Afropop. A sua personalidade musical é o reflexo de uma vida dedicada à música.


Josslyn
Joceline Isabel Rocha Medina, mais conhecida por Josslyn é uma cantora cabo-verdiana nascida no dia 18 de Dezembro de 1990, Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Santo Antão deu-lhe a inescapável cultura das ilhas africanas e desde muito cedo a cantora deu voz a clássicos de Cabo Verde e até internacionais, deixando claro que a música era um destino que queria cumprir.


Ary Rafeiro
Ary além de rapper e cantautor, é produtor musical, guionista, produtor de vídeo em "Bons Malandros", organizador de eventos, dobrador (será locutor em dobragens?) e activista social.Como produtor, além dos seus trabalhos ainda como MC Ary, iniciou para outros a sua carreira no álbum de D8 junto com AGIR, REIS e Héber Marques (HMB).


DJ Swingueiro
Dj Swingueiro é de São Paulo e trabalha na difusão da cultura brasileira por esse mundo a fora. A raiz é sempre a primeira a nascer, e essa poesia sente-se na escolha de repertório, isso veio de berço, e automaticamente virou uma paixão. Dj e músico autodidata, acompanha alguns artistas e desenvolve projetos musicais pelas noites de Lisboa.


DJ Berlok
Berlok, nome artístico de Bruno Soares é um DJ e pro-
Berlok, nome artístico de Bruno Soares, é um DJ e produtor musical cabo-verdiano. Residente em Portugal, já actuou em bares e discotecas de norte a sul do país. Ao longo do seu percurso tem vindo a trabalhar com alguns nomes relevantes da música cabo-verdiana, nunca esquecendo a sua origem e os sons da sua infância.


Loreta
Nuno Mendonça, conhecido pelo nome artístico de LORETA KBA, ou simplesmente, LORETA, é membro e fundador dos KBA nos anos 90, tornando-se um dos expoentes máximos do hip-hop Crioulo. Este luso- cabo-verdiano faz da sua rima um exercício de coerência e de métrica ousada, bem como um flow diferenciado e enérgico, usando a sua versatilidade e simplicidade para passar a sua mensagem.

02-05 Novembro 2022
LISBOA